Skip to content

MARSW - INFORBIOMARES projects QGIS plugin for metadata creation

Notifications You must be signed in to change notification settings

gioman/marsw_inforbiomares_qgis_plugin

Repository files navigation

Extensão para QGIS 3.x para criação e edição de metadados segundo o perfil SNIMar

Índice

Ficha Técnica e Contactos

FICHA TÉCNICA VERSÃO PARA QGIS 3.x

TÍTULO: Manual de Utilizador da extensão para QGIS 3.x para criação e edição de metadados segundo o perfil SNIMar

AUTORIA: Projectos MARSW e INFORBIOMARES

EMAIL: jgoncal@ualg.pt

DATA: Julho 2020

VERSÃO DA EXTENSÂO: 3.x

CONTACTOS VERSÃO PARA QGIS 3.x

Projecto MARSW

Telefone: +351 289 800 051 | E-mail: jgoncal@ualg.pt | Site: https://marsw.pt

Projecto INFORBIOMARES

Telefone: +351 289 800 051 | E-mail: ccmar@ualg.pt | Site: https://www.ccmar.ualg.pt/en/project/inforbiomares

FICHA TÉCNICA ORIGINAL

TÍTULO: Manual de Utilizador/Instalação do Editor de Metadados SNIMar

AUTORIA: Grupo de Trabalho WP4 SNIMar

EMAIL: suporte.snimar@ipma.pt

DATA: dezembro de 2015

LOCAL: Lisboa

VERSÃO DA EXTENSÂO: 2.0.0

CONTACTOS ORIGINAIS

IPMA - INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA

Rua C do Aeroporto | 1749-077 Lisboa - Portugal

Telefone: +351 218 477 000 | Fax: +351 218 402 468 | E-mail:info@ipma.pt

EMEPC - Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental

Rua Costa Pinto nº165 | 2770-047 Paço de Arcos - Portugal

Telefone: +351 213 004 165 | Fax: +351 213 905 225 | E-mail: info@emepc.mam.gov.pt

Intervenientes e parceiros

Introdução

A “extensão para criação e edição de metadados segundo o perfil SNIMar” é o "porting" para a versão 3.x do software SIG "QGIS" (Quantum GIS) (https://www.qgis.org) do editor de Metadados desenvolvido no âmbito do Projecto SNIMar com o objectivo de ser a ferramenta destinada à criação dos metadados em conformidade com o Perfil de Metadados SNIMar. O trabalho de migração do código para QGIS 3.x foi realizado no âmbito dos projectos MARSW e INFORBIOMARES.

Editor de Metadados SNIMar foi desenvolvido no âmbito do Projeto SNIMar (http://editor.snimar.pt/) com o objetivo de ser a ferramenta destinada à criação de metadados em conformidade com o Perfil de Metadados SNIMar. O Editor consiste numa extensão para a aplicação QGIS, permitindo que a criação de metadados seja feita em paralelo e em simultâneo com a criação e edição de Conjuntos de Dados Geográficos (CDG).

O SNIMar é um projeto nacional, financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2009-2014 no âmbito dos European Economic Area Grants (EEA Grants), que tem por objetivo o desenvolvimento de uma infraestrutura de dados espaciais marinhos para o aumento da capacidade de avaliação e previsão do estado ambiental das águas marinhas. Esta infraestrutura traduz-se num Geoportal que irá potenciar a interação do público com a informação disponibilizada pelos parceiros e entidades participantes do projeto e constituirá um ponto central de agregação, pesquisa e distribuição de informação geográfica sobre o ambiente marinho em Portugal.

Os metadados de informação geográfica não são mais do que uma descrição textual, de forma normalizada, da informação geográfica. A sua documentação é indispensável para a identificação e avaliação técnica (escala, sistema de referência, qualidade, extensão geográfica e temporal, contactos dos responsáveis) dos CDG, assim como aspetos ligados ao acesso e utilização de serviços de informação geográfica. Pesquisas feitas em sistemas de informação, infraestruturas de dados espaciais (IDE) ou sistemas de comércio eletrónico, são suportadas pelos metadados, que funcionam como o “combustível” para encontrar os recursos desejados.

O Perfil de Metadados SNIMar, definido no âmbito do referido projeto, respeita os requisitos da Diretiva INSPIRE (Diretiva n.º 2007/2/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 14 de março) e as respetivas disposições de execução definidas no Regulamento (CE) n.º 1205/2008 da Comissão, de 3 de dezembro, que estabelece os requisitos aplicáveis à criação e manutenção de metadados para conjuntos de dados geográficos (CDG), séries de conjuntos de dados geográficos e serviços de dados geográficos correspondentes aos temas enumerados nos anexos I, II e III da Diretiva 2007/2/CE. É também importante realçar que o Perfil de Metadados SNIMar teve por base o Perfil Nacional de Metadados de Informação Geográfica (Perfil MIG), que “tem como objetivo principal clarificar aspetos ligados à implementação da produção, gestão e disseminação dos metadados em Portugal, de forma a assegurar a correta caracterização dos recursos geográficos e a sua harmonização com a infraestrutura de informação geográfica portuguesa (SNIG) e europeia (INSPIRE).” [Perfil MIG, 2010], ajustando-se este perfil à realidade nacional dos dados relativos ao ambiente marinho.

Instalação

A extensão EditorMetadadosMarswInforbiomares foi desenvolvida para operar nos sistemas operativos Linux, Windows e macOS e pode ser instalado na aplicação QGIS da seguinte forma:

  • Abrir a aplicação QGIS, recomenda-se a utilização da versão 3.10.x

  • No Menu Principal selecionar Módulos > Gerir e Instalar Módulos

  • Selecionar o separador Configurações

  • Adicionar um novo repositório de módulos, premindo o botão “Adicionar...”, e preencher os campos do formulário com os seguintes parâmetros:

  • Fazer “Ok” e atualizar os repositórios premindo o botão “Atualizar todos os repositórios”.

  • Selecionar o separador Não instalado e pesquisar por “MarSW” ou “Inforbiomares” ou “SNIMar”

  • Instalar a extensão através do botão “Instalar módulo”

A extensão EditorMetadadosMarswInforbiomares ficará ativa e disponível no menu de ferramentas através do ícone

Usar a extensão

Ao premir o ícone do EditorMetadadosMarswInforbiomares terá acesso a uma janela que, para além de um Menu Principal, terá um Separador com o seu ambiente de trabalho (Lista de Ficheiros), ou seja, uma Lista dos documentos de metadados (ficheiros XML) trabalhados a partir deste Editor. Atenção que enquanto não criar novos metadados ou abrir outros já existentes, a partir do editor, esta Lista aparecerá vazia no seu ambiente de trabalho.

Nota: Ao fazer duplo click em ficheiros da Lista estes são abertos como novos Separadores em modo de edição.

Ambiente de Trabalho

Nesta área poderá gerir os seus documentos de metadados e consultar alguma da sua informação base (Tipo de Recurso, Título, Localização (do ficheiro), Identificador Único do Ficheiro, Conformidade com o Perfil SNIMar.

O botão permite validar automaticamente o documento quanto à sua conformidade com o Perfil SNIMar.

Ao selecionar um documento de metadados da Lista e abrindo o Menu de Contexto (click com o botão do lado direito do rato) tem acesso às seguintes funcionalidades:

  • Editar Metadado: abrir o documento XML na extensão em modo de edição;

  • Remover Metadado(s) da Lista: remover o(s) documento(s) XML selecionado(s) da Lista;

  • Visualizar Metadado Externamente: abrir o documento XML no software pré-definido para ficheiros XML.

Na parte inferior da janela (lado direito) tem dois botões com as seguintes funcionalidades:

  • Verificar Conformidade (Todos): validar todos os documentos da Lista quanto à sua conformidade com o Perfil SNIMar. Esta ação pode demorar consoante o número de itens na Lista, pode a qualquer momento terminar o processo premindo o botão “Cancelar” da janela de progresso.

  • Apagar Lista de Ficheiros: remover todos os documentos XML da Lista (apenas).

Na parte inferior da janela (lado esquerdo) poderá ainda consultar qual a última versão do Thesaurus SNIMar carregada na extensão e poderá descarregar novas atualizações, se existirem, premindo o botão “Atualizar”.

É possível também ordenar a Lista de ficheiros de metadados por: Tipo de Recurso, Título, Localização (do ficheiro) e pela sua Conformidade com o Perfil SNIMar; basta premir o título correspondente e alternar a ordem.

A partir do Menu Principal poderá:

  • Ficheiro > Novo: criar um novo documento de metadados XML dos seguintes tipos: Conjunto de Dados Geográficos, Serviço e Série.

  • Ficheiro > Abrir: abrir um documento XML, a partir do sistema de arquivo de ficheiros, na extensão em modo de edição. Este documento de metadados aberto será também adicionado à Lista de ficheiros.

  • Ficheiro > Abrir Pasta: carregar para o seu ambiente de trabalho os ficheiros XML que se encontrarem na pasta selecionada a partir do sistema de arquivo de ficheiros.

  • Ficheiro > Guardar: guardar as alterações efetuadas ao documento XML a partir da extensão de edição.

  • Ficheiro > Guardar como: guardar o ficheiro com outro nome ou noutro diretório.

  • Ficheiro > Guardar Todos: guardar todos os ficheiros de metadados abertos no editor.

  • Ficheiro > Fechar: fechar a extensão EditorMetadadosMarswInforbiomares.

  • Ficheiro > Atualizar codelists:atualiza os campos do tipo Lista de Valores dos vários formulários.

  • Lista de Contactos: gerir (adicionar / editar / remover) os contactos e respetivos detalhes usados frequentemente nos seus documentos de metadados.

  • Sobre : abrir uma janela com informações sobre a extensão EditorMetadadosMarswInforbiomares.

Gestão de Contactos

Ao selecionar a opção “Lista de Contactos” do Menu Principal abrirá uma janela que apresenta na parte lateral esquerda uma Lista de contactos já criados e na parte lateral direita o formulário de edição dos contactos.

Ao criar um novo contacto deverá preencher obrigatoriamente os campos “Nome da Organização” e “Endereço Eletrónico” (pelo menos um), os restantes campos são opcionais mas aconselha-se o seu preenchimento.

Criar um Novo Contacto

  • prima o botão “Novo”;

  • preencha os campos;

  • prima o botão “Guardar Alterações”.

Editar um Contacto

  • selecione da Lista o contacto em questão;

  • efetue as alterações a partir do formulário agora preenchido com os detalhes do contacto selecionado;

  • prima o botão “Guardar Alterações”.

Apagar um Contacto

  • selecione da Lista o contacto em questão;

  • prima o botão “Apagar”.

  • Receberá uma mensagem a pedir confirmação da eliminação do contacto dado que é uma operação irreversível. Para confirmar a eliminação prima o botão “Remover”.

Notas: Alguns campos permitem a introdução de múltiplos valores, como é o caso do “Telefone”, “Fax”, “Endereço Eletrónico” e “Informação Online”. Para preencher estes campos deverá preencher o campo de texto posicionado em baixo da Lista respetiva a cada um deles (com textos exemplo) e premir o botão .

Para remover da Lista terá de selecionar a opção que pretende eliminar e primir o botão .

Edição de Metadados

Ao criar ou abrir um documento de metadados será criada, na janela da extensão, um novo Separador com o formulário de preenchimento de metadados. Ao abrir um documento de metadados os campos, reconhecidos pelo editor, serão preenchidos nos campos respetivos de forma automática. Os campos variam consoante o tipo de recurso em questão.

O formulário de preenchimento de metadados está dividido em secções, listadas na parte lateral esquerda do Separador, que agrupam de forma lógica os campos de metadados. Na parte lateral direita é apresentado o Painel com os campos que pertencem à secção selecionada na parte esquerda.

A lista de secções é a seguinte:

  • Identificação;

  • Operações (exclusivo a recursos do tipo “Serviço”);

  • Classificação & Palavras-Chave;

  • Informação Geográfica;

  • Informação Temporal;

  • Qualidade;

  • Restrições;

  • Distribuição;

  • Metadados.

Na parte lateral esquerda, onde são listadas as secções, terá indicações de validação da conformidade do preenchimento do metadado. As secções a vermelho estarão não conformes e as a preto conformes. Ao passar com o rato sobre cada secção a vermelho terá a indicação específica dos campos que não estão conformes.

De igual forma os painéis na parte lateral direita também apresentam ajudas textuais para cada um dos campos (premir o botão de informação junto ao nome de cada campo) e indicações de validação. Os campos com “*” são de preenchimento obrigatório e enquanto não forem preenchidos corretamente encontram-se a vermelho.

Alguns campos permitem a introdução de múltiplos valores, para os adicionar deverá preencher o campo (com textos exemplo) ou selecionar de um campo de lista de valores posicionados em baixo da Lista / Tabela respetiva e premir o botão . Para remover uma opção da Lista selecione a opção a eliminar e prima o botão .

Pode remover mais do que um de uma vez, para tal só terá de fazer uma multi‑seleção de opções (CTRL+click) antes de premir o botão de eliminar. Alguns campos do tipo Lista de Valores têm para cada opção da lista uma ajuda textual, para as visualizar basta posicionar o rato sobre as opção da lista.

Cada painel contém um conjunto de elementos e sub‑elementos a preencher. De seguida, descrevem-se cada um destes painéis, respetivos campos e sua obrigatoriedade (*) e multiplicidade de preenchimento.

Identificação

Informação de base necessária à identificação inequívoca de um dado recurso. Contém os seguintes elementos e sub‑elementos:

Elemento Obrigatório Múltiplo Definição
Tipo de Recurso Sim Não Define o tipo de recurso ao qual se aplicam os metadados, a partir de uma lista: Conjunto de Dados Geográficos (CDG) (a informação é aplicável a um conjunto de dados geográficos); Série (a informação é aplicável a uma série ou coleção de dados); Serviço (a informação é aplicável à capacidade que uma entidade fornecedora disponibiliza a uma entidade cliente através de um conjunto de interfaces que define um dado comportamento).
Tipo de Serviço Sim Não Define o tipo de serviço, a partir da lista definida pela especificação do INSPIRE. Não se aplica a CDG nem Séries.
Acoplamento Sim Não Tipo de acoplamento dos serviços com os CDG. Não se aplica a CDG nem Séries.
Título Sim Não Designação pela qual o recurso é conhecido. O título deve permitir identificar o recurso com o maior rigor possível. Recomenda-se a tradução deste campo para Inglês no campo Título (Inglês).
Resumo Sim Não Breve resumo sobre o conteúdo do recurso. Recomenda-se a tradução deste campo para Inglês no campo Resumo (Inglês).
Título Alternativo Não Não Nome alternativo ou abreviado pelo qual o recurso é conhecido.
Objetivo Não Não Resumo do propósito que conduziu ao desenvolvimento ou modificação do recurso.
Créditos Não Sim Identificação dos indivíduos e/ou entidades que contribuíram para a produção do recurso.
Manutenção do Recurso Sim Sim Define a frequência com que o recurso é atualizado, a partir de uma lista. Se nenhuma das opções da lista for adequada, selecione "Conforme necessário".
Elemento Obrigatório Múltiplo Definição
Identificador Único do Recurso Sim Sim Pretende identificar de forma unívoca o recurso, é definido normalmente pela entidade responsável pelo mesmo. Pode conter múltiplos conjuntos dos seguintes 2 sub‑elementos.
Identificador Sim Não Utilização de URI (exº http://www.igeo.pt/datasets/AU_CAOP_2011) ou UUID (exº 808c3be3-527a-451b-8611-0bcc1b8c21b0).
Espaço de Nomes Não Não Define o âmbito de aplicação do código usado acima.
Elemento Obrigatório Múltiplo Definição
Resolução Espacial Sim Sim Nível de detalhe do recurso, expresso como um fator de escala ou como uma distância no terreno.Pode conter múltiplos valores dos seus sub‑elementos. Caso se desconheça este elemento e, sendo que é obrigatório, selecione a *checkbox * “Resolução Espacial Desconhecida”.
Escala Equivalente Condicional Sim Para um recurso em formato analógico ou conjuntos digitais para impressão é a escala de representação. No caso de recursos digitais a escala deverá corresponder a um compromisso entre a resolução espacial (da informação matricial de origem) e/ou erro do levantamento (precisão dos equipamentos de aquisição utilizados) e o erro de graficismo convertido à escala da carta que se pretende imprimir.
Distância Condicional Sim Nível de detalhe dos dados expresso em GSD (Ground Sample Distance). Para conjuntos de dados vetoriais que não têm uma escala associada ou não são produzidos para serem disponibilizados em formato analógico, pode-se usar este elemento para descrever a precisão estimada na aquisição dos dados. Expressa em metros.

Notas: Este elemento é obrigatório apenas para CDG e Séries. Para dados vetoriais utiliza-se normalmente a escala (denominador), para dados matriciais a distância no terreno em metros.

Elemento Obrigatório Múltiplo Definição
Codificação Não Não Define a codificação informática de caracteres utilizada no
Estado do Recurso Não Sim Define o estado de progresso do recurso, a partir de uma lista: Arquivado (dados foram armazenados numa infraestrutura de armazenamento offline);Concluído (produção dos dados foi concluída); Contínuo (dados são atualizados continuamente); Em desenvolvimento(dados estão atualmente em processo de criação); Necessita de atualização (dados necessitam de atualização); Obsoleto (dados já não são relevantes); Planeado (estabelecida uma data fixa na qual os dados são atualizados).
Recursos Associados Não Sim O domínio deste elemento é um URI, que pode ser um identificador do CDG, ou uma localização (URL) para osmetadados do(s) CDG associados ao recurso. Não se aplica a CDG nem Séries.
Endereço (URL da visualização gráfica) Não Não Define o caminho (URL) para uma figura que ilustra o recurso (deve incluir uma legenda para a figura).
Idioma Não Sim Idioma(s) utilizado(s) no recurso. Não se aplica a Serviços.
Representação Espacial Sim Sim Forma(s) de representação da informação geográfica, a partir de uma lista: Matricial (informação geográfica segue um modelo de dados matricial); Modelo Estereoscópico (vista tridimensional formada pela intersecção de raios homólogos resultantes de um par de imagens com sobreposição); TIN (informação geográfica representa-se de acordo com uma tecelagem irregular triangular TIN); Texto Tabela (informação geográfica encontra-se codificada em formato textual ou tabular); Vectorial (informação geográfica segue um modelo de dados vetorial); Video (cena obtida de uma gravação de vídeo). Não se aplica a Serviços.
Elemento Obrigatório Múltiplo Definição
Responsáveis pelo Recurso / ou organização responsável pelo recurso- Pode conter múltiplos conjuntos dos seguintes sub‑elementos. Sim Sim Informações necessárias para permitir o contacto com a pessoa e / ou organização responsável pelo recurso. Pode conter múltiplos conjuntos dos seguintes sub‑elementos.
Função Não Não Função desempenhada pela organização responsável, a partir de uma lista: Autor (entidade responsável pela autoria dos recursos); Contacto (entidade / pessoa contactável para obtenção dos recursos ou de informação sobre os recursos); Contacto do Processo (entidade / pessoa que participou em algum processo conducente à modificação dos recursos); Detentor (entidade detentora dos direitos de propriedade sobre os recursos); Editor (entidade que publicou os recursos); Fornecedor (entidade que fornece os recursos); Investigador Principal (entidade de nível hierárquico superior responsável pela recolha da informação e orientação da investigação); Produtor (entidade produtora dos recursos); Tutor (entidade responsável pela tutela dos dados e pela manutenção dos recursos); Utilizador (entidade que utilizada os recursos).
Nome Não Não Nome da pessoa responsável.
Organização Sim Não Nome da organização responsável. Poderá selecionar de uma Lista de valores ou preencher de forma livre no campo “Outra (não listada)”
Morada Não Não Morada da pessoa ou organização responsável.
Cidade Não Não Cidade da pessoa ou organização responsável.
Código-Postal Não Não Código-Postal da pessoa ou organização responsável.
País Não Não País da pessoa ou organização responsável.
Telefone Não Sim Número(s) de telefone da organização ou indivíduo.
Fax Não Sim Número(s) de fax da organização ou indivíduo.
Endereço Eletrónico Sim Sim Endereço(s) Eletrónico(s) da organização ou indivíduo.
Informação Online Não Não Informação Online (endereço URL / URI) que pode ser usada como contacto individual ou institucional.

Este elemento disponibiliza as seguintes funcionalidades / botões:

“Adicionar Contacto”, para adicionar um novo contacto.

Para importar um contacto da sua Lista de Contactos para o formulário.

Para guardar o contacto na sua Lista de Contactos.

Para remover o contacto.

Operações

Informação sobre todas as operações disponibilizadas por um Serviço, logo só é preenchido para recursos do tipo “Serviço”. Contém os seguintes elementos e sub‑elementos:

Elemento Obrigatório Múltiplo Definição
Operações Sim Sim Informação sobre as operações disponibilizadas pelo serviço. Para criar uma nova Operação prima o botão “Adicionar Operação”. Deve ser preenchido com um URL para um documento que descreva a interface do serviço, como por exº o GetCapabilities ou um documento WSDL, mais exemplos apresentados abaixo.
Nome da Operação Sim Não Identificador único para um interface específico de um serviço; por exº: "GetCapabilities".
DCP (Distributed Computing Platforms) Sim Sim Define a(s) plataforma(s) computacional(ais) em que a operação foi implementada, a partir de uma lista. O valor por omissão deve ser “WebServices”.
Pontos de Acesso (URI/URL) Sim Sim Ponto de acesso. URL que acede ao documento. O preenchimento deste sub‑elemento, não substitui o preenchimento do Localizador do Recurso referido no Painel “Distribuição”.

Exemplos de Nomes de Operação WMS:

  • GetCapabilities;

  • GetMap;

  • GetFeatureInfo;

  • DescribeLayer;

  • GetLegendGraphic.

Exemplos de Nomes de Operação WFS:

  • GetCapabilities;

  • DescribeFeatureType;

  • GetFeature;

  • LockFeature;

  • Transaction;

  • GetPropertyValue (versão 2.0.0 apenas);

  • GetFeatureWithLock (versão 2.0.0 apenas);

  • CreateStoredQuery (versão 2.0.0 apenas);

  • DropStoredQuery (versão 2.0.0 apenas);

  • ListStoredQueries (versão 2.0.0 apenas);

  • DescribeStoredQueries (versão 2.0.0 apenas);

  • GetGMLObject (versão 1.1.0 apenas).

Exemplos de Nomes de Operação WCS:

  • GetCapabilities;

  • DescribeCoverage;

  • GetCoverage.

Classificação & Palavras-Chave

Informação geral que categoriza e descreve um dado recurso. Contém os seguintes elementos e sub‑elementos:

Elemento Obrigatório Múltiplo Definição
Temas INSPIRE Sim Sim Se o recurso for um CDG ou Série, deve ser fornecida, pelo menos, uma palavra-chave do Thesaurus Geral Multilingue sobre Recursos Ambientais (GEMET) que descreva o tema de dados geográficos relevante, conforme definido nos anexos I, II ou III da Diretiva INSPIRE (Anexo A). Estes elemento é definido a partir de uma lista. Não se aplica a Serviços.
Classificação dos Serviços Sim Sim Se o recurso for um Serviço, deve ser fornecida, pelo menos, uma palavra-chave da classificação dos serviços de dados geográficos, definido a partir de uma lista. Poderá consultar uma descrição acerca de cada uma das opções desta lista em Anexo. Não se aplica a CDG nem Séries.
Categoria Temática Sim Sim Tema principal do recurso. Define a classificação temática geral utilizada para auxiliar o agrupamento e pesquisa do recurso, a partir de uma lista. De acordo com o Perfil SNIMar o tema “Oceanos” deverá estar sempre selecionado. Ao criar um documento de metadados via este editor esta condição será automaticamente aplicada. Não se aplica a Serviços.
Elemento Obrigatório Múltiplo Definição
Palavras-Chave Livres Não Sim Este elemento permite introduzir outras palavras-chave, livres ou associadas a um léxico, que caracterizam o recurso. Pode conter múltiplos conjuntos dos seguintes sub‑elementos.
Palavra-Chave Não Não Texto utilizado para descrever um determinado aspeto do recurso.
Tipo Não Não Utilizado para agrupar as palavras-chave, definido a partir de uma lista.
Thesaurus Não Não Nome do léxico, thesaurus ou fonte de palavras-chave formalmente registado.
Data Não Não Data de referência do léxico citado.
Tipo de Data Não Não Evento usado para a data referenciada, definido a partir de uma lista.
Elemento Obrigatório Múltiplo Definição
Palavras-Chave SNIMar Sim Sim Descreve o recurso utilizando palavras-chave pertencentes a um dicionário dedicado ao projeto SNIMar.Pode conter múltiplos conjuntos dos seguintes sub‑elementos.
Tipo Sim Não Define o tipo de Palavra-Chave utilizado, a partir de lista.
Palavra-Chave Sim Não Define uma designação utilizada para descrever um determinado aspeto do recurso, a partir de uma lista.
Versão Thesaurus Sim Não Versão do Thesaurus SNIMar a partir do qual foi selecionada a palavra-chave.

Notas: Deve ser escolhida obrigatoriamente pelo menos uma palavra-chave para o tipo “Disciplina” e pelo menos uma palavra-chave para o tipo “Parâmetro”. Caso o recurso tenha sido criado no contexto de um projeto, é obrigatório inserir uma palavra-chave com o nome do projeto e usar o tipo de palavra ‘Projeto’. Recomenda-se a inserção de palavras dos restantes grupos de palavras provenientes do Thesaurus SNIMar, a partir da lista do Thesaurus com a versão mais recente. Para criar novas palavras-chave SNIMar deverá fazê-lo a partir da plataforma Collaborative Keywords, aceda diretamente premindo o ícone

Para adicionar palavras-chave SNIMar prima o botão “Adicionar Palavra-Chave SNIMar”. Ao executar esta ação é aberta uma janela (figura seguinte) de onde deverá selecionar de início o “Tipo de Palavra-Chave” da lista disponível. Ao selecionar um Tipo de Palavra-Chave é apresentada na parte lateral direita a lista de palavras-chave relacionadas com esse Tipo. Poderá selecionar múltiplas palavras-chave para acrescentar ao documento acionando os checkboxes respetivos. No caso particular do Tipo de Palavra-Chave “Disciplina” após selecionar uma ou mais disciplinas deverá também selecionar um ou mais parâmetros, apresentados na parte lateral mais à direita (à medida que vai selecionando disciplinas). Apósacionar as palavras-chave pretendidas deve premir o botão “Adicionar Selecionadas”.

Informação Geográfica

Informação sobre os Sistemas de Referência de Coordenadas e sobre a extensão espacial geográfica e altimétrica do recurso. Contém os seguintes elementos e sub‑elementos:

Elemento Obrigatório Múltiplo Definição
Localização Geográfica Sim Sim Informação sobre a extensão geográfica do recurso. Pode conter múltiplos conjuntos dos seguintes sub‑elementos.
Limite Oeste Sim Não Coordenada ocidental do limite da extensão do recurso, expressa em longitude utilizando graus decimais. Coordenada geográfica aproximada a pelo menos 2 casas decimais, posicionado entre o seguinte intervalo: [-180, 180].
Limite Este Sim Não Coordenada oriental do limite da extensão do recurso, expressa em longitude utilizando graus decimais. Coordenada geográfica aproximada a pelo menos 2 casas decimais, posicionado entre o seguinte intervalo: [-180, 180].
Limite Norte Sim Não Coordenada setentrional do limite da extensão do recurso, expressa em latitude utilizando graus decimais.Coordenada geográfica aproximada a pelo menos 2 casas decimais, posicionado entre o seguinte intervalo: [-90, 90].
Limite Sul Sim Não Coordenada meridional do limite da extensão do recurso, expressa em latitude utilizando graus decimais. Coordenada geográfica aproximada a pelo menos 2 casas decimais, posicionado entre o seguinte intervalo: [-90, 90].
Contém Recurso Sim Não Indica se o retângulo delimitador abrange uma área coberta pelos dados ou uma área onde os dados não estão presentes.

Para adicionar uma nova extensão geográfica pode fazê-lo de duas formas:

Manualmente:

prima o botão “Adicionar Localização”, é então aberta uma janela onde poderá definir os limites nos campos correspondentes e adicioná-los ao metadados premindo o botão “Adicionar”.

No Mapa:

prima o botão

é então aberta uma janela onde poderá desenhar um retângulo que represente os limites. A janela apresenta uma barra de ferramentas de onde pode:

afastar a visão do mapa à totalidade do globo

mover o mapa

aproximar a visão do mapa

afastar a visão do mapa

desenhar o retângulo - ao desenhar as coordenadas dos limites os campos respetivos na parte inferior da janela são atualizados. Para adicionar o limite ao metadado prima o botão “Adicionar”.

obter de camada – permite carregar para os campos do formulário a extensão geográfica de um conjunto de dados geográficos carregado no mapa.

Poderá ainda consultar no mapa uma extensão geográfica presente na tabela de limites, para tal basta selecionar a linha em questão e premir o botão . Se desejar alterar estes limites via o mapa só terá de a desenhar e premir o botão “Alterar”.

Elemento Obrigatório Múltiplo Definição
Identificador Geográfico Não Sim Referência espacial sob a forma de um topónimo ou código que identifica uma localização. Pode conter múltiplos conjuntos dos seguintes sub‑elementos.
Identificador Não Não Código que identifica uma localização, exº NUTS.
Contém Recurso Não Não Indica se o retângulo delimitador abrange uma área coberta pelos dados ou uma área onde os dados não estão presentes.
Elemento Obrigatório Múltiplo Definição
Sistema de Referência Sim Sim Define o(s) código(s) do(s) sistema(s) de referência de coordenadas sobre o qual o recurso pode ser disponibilizado, a partir de uma lista.

Informação Temporal

Informação geral sobre as referências e extensões temporais do recurso. Contém os seguintes elementos e sub‑elementos:

Elemento Obrigatório Múltiplo Definição
Extensão Temporal Não Não Período de tempo para o qual o recurso é válido.
Data de Início Não Não Data e hora de início.
Data de Fim Não Não Data e hora de fim.

Notas:

Para introduzir valores terá de usar o Calendário disponibilizado no respetivo campo. Para apagar o conteúdo do campo prima o botão

No caso da extensão temporal corresponder a um instante preencha a Data de Início com o mesmo valor da Data de Fim. Poderá consultar o intervalo temporal resultante dos valores aqui preenchidos no canto superior direito do ecrã.

Elemento Obrigatório Múltiplo Definição
Referência Temporal Sim Sim Data de referência para o recurso. Este elemento obriga a que pelo menos um dos seus sub‑elementos seja preenchido.
Data de Criação Condicional Não Data de referência para a criação do recurso.
Data de Última Revisão Condicional Não Data de referência da última revisão efetuada ao recurso.
Data de Publicação Condicional Sim Data(s) de referência da publicação do recurso.

Notas:

Para introduzir valores terá de usar o Calendário disponibilizado no respetivo campo. Para apagar o conteúdo do campo prima o botão

No caso da Data de Publicação, por permitir vários valores, terá ainda de premir o botão

Qualidade

Informação relativa à qualidade dos dados, especificada para um dado âmbito ou para o recurso no seu todo. Contém os seguintes elementos e sub‑elementos:

Elementos referentes ao Histórico:

Elemento Obrigatório Múltiplo Definição
Declaração (Português) Sim Não Descrição geral sobre o conhecimento do produtor sobre o histórico de um recurso. Os processos e fontes de dados devem ser descritos resumidamente. Se desejar particularizar esta informação poderá fazê-lo preenchendo o elemento opcional “Etapas do Processo”.
Declaração (Inglês) Não Não Descrição geral sobre o conhecimento do produtor sobre o histórico de um recurso traduzido para Inglês.
Etapas do Processo Não Sim Descreve os vários processamentos efetuados para a obtenção do recurso.
Descrição Sim Não Descrição da etapa do processo efetuado ao conjunto de dados incluindo parâmetros e tolerâncias aplicados.
Data Não Não Data ou Intervalo temporal em que a etapa ocorreu.
Justificação Não Não Necessidade ou finalidade da etapa do processo.
Fonte dos Dados Não Sim Informações sobre os dados de origem usados na criação do recurso.

Elementos referentes ao Relatório

Elemento Obrigatório Múltiplo Definição
Resultado da Conformidade Sim Não Informações sobre o resultado da avaliação do valor obtido, contra um nível de qualidade de conformidade indicado.
Especificação Sim Não Citação de uma especificação de produto ou requisito de utilização, face à qual os dados estão a ser avaliados.
Data de Especificação Sim Não Data de referência da especificação citada.
Tipo de Data Sim Não Evento usado para a data referenciada, definido a partir de uma lista.
Resultado Conforme? Sim Não Indicação do resultado de conformidade.
Explicação Não Não Explicação do significado da conformidade do resultado.

Notas: Este elemento é um requisito obrigatório da Diretiva INSPIRE.

Em caso de desconhecimento pode utilizar a informação recomendada pela Diretiva Inspire premindo o botão “Preencher Automaticamente (INSPIRE)”. Os valores preenchidos serão os seguintes:

Especificação”: Regulamento (UE) n . o 1089/2010 da Comissão de 23 de Novembro de 2010 que estabelece as disposições de execução da Directiva 2007/2/CE do Parlamento Europeu e do Conselho relativamente à interoperabilidade dos conjuntos e serviços de dados geográficos.

Data de Especificação”: 2010-12-08

Tipo de Data”: Publicação

Resultado Conforme?”: Não (checkbox desselecionado)

Explicação”: Ver a norma da especificação

Restrições

Informação relativa a restrições e pré-requisitos legais e de segurança para o acesso e utilização do recurso. Contém os seguintes elementos e sub‑elementos:

Elemento Obrigatório Múltiplo Definição
Restrições Legais Sim Sim Restrições e pré-requisitos legais para acesso e utilização do recurso ou metadado. Pode conter múltiplos conjuntos dos seguintes sub‑elementos.
Limitações ao Uso Sim Sim Pretende descrever as restrições para o acesso e uso do recurso, descrição dos termos e condições incluindo, se aplicável, taxas a pagar ou a indicação de um URL onde essa informação esteja disponível. Indica também se o recurso não é adequado para um tipo específico de utilização por exº: "não deve ser usado para a navegação".
Restrições de Acesso Sim Sim Restrições de acesso aplicadas ao recurso para assegurar a propriedade intelectual e quaisquer restrições especiais ou limitações sobre a obtenção do recurso. Definido a partir de uma lista. Definido a partir de uma lista. Se o recurso não tiver restrições de acesso deve ser escolhida a opção "Outras Restrições".
Restrições de Uso Sim Sim Constrangimentos aplicados de modo a garantir a proteção da propriedade intelectual do recurso bem como restrições especiais ou limitações e advertências sobre o uso do recurso ou metadados. Definido a partir de uma lista. Se o recurso não tiver restrições de uso deve ser escolhida a opção "Outras Restrições".
Outras Restrições Não Sim Outras restrições e pré-requisitos legais para aceder e utilizar o recurso ou metadados.
Restrições de Segurança Não Sim Define as restrições de manuseamento do recurso ou metadados, a partir de uma lista (se aplicável): Altamente Secreto (do maior nível de segredo); Confidencial (disponível para alguém a quem pode ser confiada informação); Não Classificado (disponível para divulgação geral); Restrito (não para divulgação geral); Secreto (mantido ou para ser mantido privado, desconhecido, ou oculto para todos a não ser um grupo seleto de pessoas).

Distribuição

Informação relativa ao distribuidor e as alternativas para obtenção do recurso. Contém os seguintes elementos e sub‑elementos:

Elemento Obrigatório Múltiplo Definição
Formato de Distribuição Sim Sim O objetivo deste elemento é dar a conhecer o(s) formato(s) em que o recurso se encontra disponível aos utilizadores.
Nome do Formato Sim Não O acrónimo ou extensão por que é conhecido o formato deve, sempre que possível, constar no nome.
Versão Sim Não Versão do formato, caso não se saiba pode colocar “Não aplicável” ou “Desconhecida”.
Tamanho do Ficheiro Não Não Tamanho estimado de uma unidade no formato de transferência especificado, expressa em MegaBytes.
Localizador do Recurso Condicional Sim Informação relativa a fontes online a partir das quais pode se obter o recurso, mais informação, ou aceder ao serviço.
URL Condicional Não Local para o acesso online via um endereço URL /URI ou esquema similar. Se não existir recomenda‑se preencher-se com um link para um ponto de contacto com mais informação sobre o descarregamento do recurso.
Função Condi-cional Não Define o tipo de recurso, a partir de uma lista. Não se aplica a Serviços.

Notas: Para os CDG é condicional à existência de um recurso online, para Serviços é obrigatório.

Elemento Obrigatório Múltiplo Definição
Responsáveis pela Distribuição (Contacto) Não Sim Informações necessárias para permitir o contacto com a pessoa / organização responsável pela distribuição do recurso. Pode conter múltiplos conjuntos de sub‑elementos:
Nome Não Não Nome da pessoa responsável.
Organização Sim Não Nome da organização responsável. Poderá selecionar de uma Lista de valores ou preencher de forma livre no campo “Outra (Não Listada)”
Morada Não Não Morada da pessoa ou organização responsável.
Cidade Não Não Cidade da pessoa ou organização responsável.
Código-Postal Não Não Código-Postal da pessoa ou organização responsável.
País Não Não País da pessoa ou organização responsável.
Telefone Não Sim Número(s) de telefone da organização ou indivíduo.
Fax Não Sim Número(s) de fax da organização ou indivíduo.
Endereço Eletrónico Sim Sim Endereço(s) Eletrónico(s) da organização ou indivíduo.
Informação Online Não Não Informação online (endereço URL / URI) que pode ser usada como contacto individual ou institucional.

Este elemento disponibiliza as seguintes funcionalidades / botões:

“Adicionar Contacto”, para adicionar um novo contacto.

Para importar um contacto da sua Lista de Contactos para o formulário.

Para guardar o contacto na sua Lista de Contactos.

Para remover o contacto.

Metadados

Informação relativa aos Metadados. Contém os seguintes elementos e sub‑elementos:

Elemento Obrigatório Múltiplo Definição
Identificador do Ficheiro Sim Não Identificador único do Metadado. Recomenda-se a utilização de um UUID, pode usar o botão “Gerar UUID”.
Data dos Metadados Sim Não Data de criação do metadado ou da última atualização.
Codificação Condicional Não Define a codificação informática de caracteres utilizada no metadado. Preencha no caso de ser diferente de “utf8”.
Idioma Sim Não Idioma utilizado no documento de metadados. Por definição é “Português”, língua oficial do projeto SNIMar.
Norma e Perfil de Metadados Sim Não Perfil de Metadados que define as especificações técnicas sobre as quais os Metadados são construídos.
Nome Não Não Nome da norma de metadados utilizada. Por definição está fixo em “Perfil SNIMar”, perfil oficial do projeto SNIMar.
Versão Não Não Versão do perfil de metadados utilizado. Por definição está fixa na versão mais atual do perfil à data da versão da extensão “EditorMetadadosMarswInforbiomares”.
Elemento Obrigatório Múltiplo Definição
Responsáveis pelos Metadados (Contacto) Não Sim Informações necessárias para permitir o contacto com a pessoa / organização responsável pelo Metadado. Pode conter múltiplos conjuntos dos seguintes sub‑elementos:
Nome Não Não Nome da pessoa responsável.
Organização Sim Não Nome da organização responsável. Poderá selecionar de uma Lista de valores ou preencher de formal livre no campo “Outra (Não Listada)”
Morada Não Não Morada da pessoa ou organização responsável.
Cidade Não Não Cidade da pessoa ou organização responsável.
Código-Postal Não Não Código-Postal da pessoa ou organização responsável.
País Não Não País da pessoa ou organização responsável.
Telefone Não Sim Número(s) de telefone da organização ou indivíduo.
Fax Não Sim Número(s) de fax da organização ou indivíduo.
Endereço Eletrónico Sim Sim Endereço(s) Eletrónico(s) da organização ou indivíduo.
Informação Online Não Não Informação *online * (endereço URL / URI) que pode ser usada como contacto individual ou institucional.

Este elemento disponibiliza as seguintes funcionalidades / botões:

“Adicionar Contacto”, para adicionar um novo contacto.

Para importar um contacto da sua Lista de Contactos para o formulário.

Para guardar o contacto na sua Lista de Contactos.

Para remover o contacto.

Anexo - Classificação dos Serviços

As palavras-chave têm por base a taxonomia de serviços geográficos da norma EN ISO 19119. Esta taxonomia está organizada em categorias, com as subcategorias a definir o domínio de valores da classificação de serviços de dados geográficos.

Código Nome Definição
100 Serviços geográficos com interacção humana
101 Visualizador de catálogo Serviço cliente que permite ao utilizador interagir com um catálogo para localizar, navegar e gerir metadados sobre dados geográficos ou serviços geográficos.
102 Visualizador geográfico Serviço cliente que permite ao utilizador visualizar uma ou mais colecções de elementos geográficos ou coberturas.
103 Visualização de folhas de cálculo geográficas Serviço cliente que permite ao utilizador interagir com múltiplos objectos de dados e solicitar cálculos semelhantes a uma folha de cálculo aritmética, mas alargada a dados geográficos.
104 Editor do serviço Serviço cliente que permite ao utilizador controlar serviços de processamento geográfico.
105 Editor da definição de cadeias Serviço que permite ao utilizador interagir com um serviço de definição de cadeias.
106 Gestor do fluxo de trabalho Serviço que permite ao utilizador interagir com um serviço de fluxo de trabalho.
107 Editor de elementos geográficos Visualizador geográfico que permite ao utilizador interagir com os dados relativos aos elementos geográficos.
108 Editor de símbolos geográficos Serviço cliente que permite ao utilizador seleccionar e gerir bibliotecas de símbolos.
109 Editor de generalização de elementos geográficos Serviço cliente que permite ao utilizador modificar as características cartográficas de um elemento geográfico ou colecção de elementos geográficos simplificando a sua visualização, mas mantendo simultaneamente as suas componentes relevantes — o equivalente espacial de simplificação.
110 Visualizador da estrutura dos dados geográficos Serviço cliente que permite ao utilizador aceder a parte do conjunto de dados para ver a respectiva estrutura interna.
200 Serviço de gestão de informação/modelos geográficos
201 Serviço de acesso a elementos geográficos Serviço que permite ao cliente o acesso e a gestão de um repositório de elementos geográficos.
202 Serviço de acesso a mapas Serviço que permite ao cliente o acesso a representações gráficas dos dados geográficos, ou seja, imagens de dados geográficos.
203 Serviço de acesso a coberturas Serviço que permite ao cliente o acesso e gestão de um repositório de coberturas.
204 Serviço de descrição de sensores Serviço que fornece a descrição de um sensor de cobertura, incluindo a localização e orientação do sensor, bem como as características geométricas, dinâmicas e radiométricas do sensor, para fins de geoprocessamento.
205 Serviço de acesso a produtos Serviço que permite o acesso e gestão de um repositório de produtos geográficos.
206 Serviço de tipos de elementos geográficos Serviço que permite ao cliente o acesso e gestão de um repositório de definições de tipos de elementos geográficos.
207 Serviço de catálogo Serviço que oferece serviços de pesquisa e gestão num repositório de metadados sobre ocorrências.
208 Serviço de registo Serviço que permite o acesso a repositórios de metadados sobre tipos.
209 Serviço de repertório Serviço que permite o acesso a um directório de ocorrências de uma ou várias classes de fenómenos do mundo real com alguma informação relativa à posição.
210 Serviço de gestão de encomendas Serviço que permite ao cliente encomendar produtos de um fornecedor.
211 Serviço de encomendas pendentes Serviço de gestão de encomendas que permite ao utilizador solicitar que um produto sobre uma zona geográfica seja difundido logo que ficar disponível.
300 Serviços de gestão do fluxo de trabalho/tarefas geográficas
301 Serviço de definição de cadeia Serviço que permite definir uma cadeia e fazê-la executar pelo serviço de fluxo de trabalho.
302 Serviço de fluxo de trabalho O serviço de fluxo de trabalho interpreta uma cadeia e controla a instanciação de serviços e a sequenciação de actividades.
303 Serviço de assinatura Serviço que permite aos clientes inscreverem-se para serem informados de eventos.
400 Serviços de processamento geográfico — elementos espaciais
401 Serviço de conversão de coordenadas Serviço que permite modificar as coordenadas de um sistema de coordenadas para um outro sistema de coordenadas relacionado com o mesmo datum.
402 Serviço de transformação de coordenadas Serviço que permite modificar as coordenadas de um sistema de referência de coordenadas baseado num datum para um sistema de referência de coordenadas baseado num segundo datum.
403 Serviço de conversão cobertura/vector Serviço que permite mudar a representação espacial de um sistema de cobertura para um sistema vectorial, ou vice- versa.
404 Serviço de conversão de coordenadas de imagens Um serviço de transformação de coordenadas ou de conversão de coordenadas que permite modificar o sistema de referência de coordenadas de uma imagem.
405 Serviço de rectificação Serviço que permite transformar uma imagem numa projecção paralela perpendicular e, por conseguinte, com uma escala constante.
406 Serviço de ortorrectificação Um serviço de rectificação que corrige as deformações devidas ao ângulo de obtenção da imagem e os desvios da imagem decorrentes do relevo.
407 Serviço de ajustamento do modelo geométrico dos sensores Serviço que permite ajustar os modelos geométricos dos sensores a fim de melhorar a correspondência da imagem com outras imagens e/ou posições no solo conhecidas.
408 Serviço de conversão de modelos geométricos das imagens Serviço que permite converter modelos geométricos dos sensores num modelo geométrico de sensores diferente, mas equivalente.
409 Serviço de definição de subconjuntos Serviço que extrai dados de uma fonte numa região espacial contínua com base na localização geográfica ou em coordenadas rectangulares.
410 Serviço de amostragem Serviço que extrai dados de uma fonte utilizando um sistema de amostragem coerente com base na localização geográfica ou em coordenadas rectangulares.
411 Serviço de modificação do seccionamento Serviço que permite modificar o seccionamento dos dados geográficos.
412 Serviço de medição das dimensões Serviço que calcula as dimensões de objectos visíveis numa imagem ou noutros dados geográficos.
413 Serviços de manipulação de elementos geográficos Estes serviços permitem inserir um elemento geográfico noutro elemento geográfico, imagem ou outro conjunto de dados ou conjunto de coordenadas, com correcção dos desvios translacionais relativos, das diferenças rotacionais, das diferenças de escala e das diferenças de perspectiva. Permitem verificar que todos os elementos geográficos da colecção de elementos geográficos são topologicamente coerentes de acordo com as regras topológicas da colecção de elementos e identifica e/ou corrige eventuais inconsistências detectadas.
414 Serviço de correspondência de elementos geográficos Serviço que determina quais são os elementos geográficos ou partes de elementos geográficos provenientes de múltiplas fontes de dados que representam a mesma entidade do mundo real, como acontece na coincidência de limites («edge matching») e na fusão parcial de elementos geográficos («limited conflation»).
415 Serviço de generalização de elementos geográficos Serviço que reduz a variação espacial numa colecção de elementos geográficos a fim de aumentar a eficácia da comunicação mediante a neutralização dos efeitos indesejáveis da redução de dados.
416 Serviço de determinação do itinerário Serviço que determina o trajecto óptimo entre dois pontos especificados com base nos parâmetros de entrada e nas propriedades contidas na colecção de elementos geográficos.
417 Serviço de localização Serviço fornecido por um dispositivo de localização que permite utilizar, obter e interpretar sem ambiguidades as informações relativas à localização e que determina se os resultados satisfazem os requisitos de utilização.
418 Serviço de análise de proximidade A partir de uma determinada localização ou elemento geográfico, este serviço encontra todos os objectos com um determinado conjunto de atributos que estão localizados a uma distância definida pelo utilizador relativamente à localização ou ao elemento geográfico.
500 Serviços de processamento geográfico — elementos temáticos
501 Serviço de cálculo de geoparâmetros Serviço que permite obter resultados quantitativos centrados em aplicações que não podem ser obtidos a partir dos próprios dados em bruto.
502 Serviço de classificação temática Serviço que classifica regiões de dados geográficos com base em atributos temáticos.
503 Serviço de generalização de elementos geográficos Serviço que generaliza os tipos de elementos geográficos numa colecção de elementos geográficos para aumentar a eficácia da comunicação mediante a neutralização dos efeitos indesejáveis da redução de dados.
504 Serviço de definição de subconjuntos Serviço que permite extrair dados a partir de uma fonte baseada em valores de parâmetros.
505 Serviço de contagem geográfica Serviço que permite contar os elementos geográficos.
506 Serviço de detecção de alterações Serviço que permite encontrar diferenças entre dois conjuntos de dados que representam a mesma zona geográfica em momentos diferentes.
507 Serviços de extracção de informação geográfica Serviços que permitem a extracção de elementos geográficos e de informações sobre o terreno a partir de imagens rasterizadas ou provenientes de sensores remotos.
508 Serviço de processamento de imagens Serviço que permite modificar os valores dos atributos temáticos de uma imagem utilizando uma função matemática.
509 Serviço de redução de resolução Serviço que permite diminuir a resolução de uma imagem.
510 Serviços de manipulação de imagens Serviços que permitem manipular os dados das imagens: modificação dos valores de cor e contraste, aplicação de vários filtros, manipulação da resolução da imagem, eliminação de ruído, eliminação do efeito de «striping», correcções radiométricas sistemáticas, atenuação atmosférica, modificações na iluminação da imagem, etc.
511 Serviços de compreensão de imagens Serviços que permitem a detecção automática de alterações entre imagens, o cálculo de diferenças entre imagens co- registadas, a análise e visualização da significância estatística da diferença entre imagens e o cálculo de diferenças entre imagens baseado em áreas e modelos.
512 Serviços de síntese de imagens Serviços que permitem criar ou transformar imagens utilizando modelos espaciais em computador, transformações de perspectiva e manipulações de características da imagem para melhorar a sua visualização e resolução e/ou reduzir os efeitos da cobertura de nuvens ou da neblina.
513 Serviços de manipulação de imagens multibandas Serviços que permitem modificar uma imagem utilizando as suas várias bandas.
514 Serviço de detecção de objectos Serviço que permite identificar objectos do mundo real numa imagem.
515 Serviço de geoidentificação Serviço que permite procurar em documentos textuais referências a locais, como topónimos, endereços, códigos postais, etc., para fins de preparação da passagem para um serviço de geocodificação.
516 Serviço de geocodificação Serviço que permite complementar referências textuais baseadas na localização com coordenadas geográficas (ou outra referência espacial).
600 Serviços de processamento geográfico — elementos temporais
601 Serviço de transformação do sistema de referência temporal Serviço que permite modificar os valores das ocorrências temporais de um sistema de referência temporal para outro sistema de referência temporal.
602 Serviço de definição de subconjuntos Serviço que permite extrair dados de uma fonte num intervalo contínuo com base em valores de posição temporal.
603 Serviço de amostragem Serviço que permite extrair dados de uma fonte por meio de um sistema de amostragem coerente baseado em valores de localização temporal.
604 Serviço de análise de proximidade temporal A partir de um determinado intervalo de tempo ou evento, este serviço encontra todos os objectos com um determinado conjunto de atributos que estão localizados dentro de um intervalo definido pelo utilizador em relação ao referido intervalo ou evento.
700 Serviços de processamento geográfico – metadados
701 Serviço de cálculo estatístico Serviço que permite calcular as estatísticas de um conjunto de dados.
702 Serviços de anotação geográfica Serviços que permitem acrescentar informação auxiliar a uma imagem ou elemento geográfico numa colecção de elementos geográficos.
800 Serviços de comunicação geográfica
801 Serviço de codificação Serviço que permite a execução de uma regra de codificação e proporciona uma interface para a funcionalidade de codificação e de descodificação.
802 Serviço de transferência Serviço que permite executar um ou mais protocolos de transferência, a fim de transferir dados entre sistemas de informação distribuídos através de meios de comunicação fora de linha ou em linha.
803 Serviço de compressão geográfica Serviço que permite converter partes espaciais de uma colecção de elementos geográficos para formato comprimido, e vice-versa.
804 Serviço de conversão de formato geográfico Serviço que permite a conversão de um formato de dados geográficos para outro.
805 Serviço de transmissão de mensagens Serviço que permite simultaneamente a vários utilizadores visualizar e comentar colecções de elementos geográficos e solicitar revisões das mesmas.
806 Gestão remota de ficheiros e de executáveis Serviço que permite o acesso a um sistema secundário de armazenamento de elementos geográficos como se este fosse um recurso local do cliente.

(Geo)catálogo e dados e metadados Versão para Ubuntu Server 18.04, Manual de Utilizador

Índice

Ficha Técnica e Contactos

FICHA TÉCNICA VERSÃO PARA UBUNTU SERVER 18.04

TÍTULO: Manual de Utilizador do (Geo)catálogo de dados e metadados

AUTORIA: Projectos MARSW e INFORBIOMARES

EMAIL: jgoncal@ualg.pt

DATA: Julho 2020

VERSÃO: Para UBUNTU SERVER 18.04

CONTACTOS VERSÃO PARA UBUNTU SERVER 18.04

Projecto MARSW

Telefone: +351 289 800 051 | E-mail: jgoncal@ualg.pt | Site: https://marsw.pt

Projecto INFORBIOMARES

Telefone: +351 289 800 051 | E-mail: ccmar@ualg.pt | Site: https://www.ccmar.ualg.pt/en/project/inforbiomares

FICHA TÉCNICA ORIGINAL

TÍTULO: Manual de Utilização do Catálogo SNIMar

AUTORIA: Grupo de Trabalho WP4 SNIMar

EMAIL: suporte.snimar@ipma.pt

DATA: Março, 2017

LOCAL: Lisboa

VERSÃO: 1.1.0

CONTACTOS ORIGINAIS

IPMA - INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA

Rua C do Aeroporto | 1749-077 Lisboa - Portugal

Telefone: +351 218 477 000 | Fax: +351 218 402 468 | E-mail: info@ipma.pt

EMEPC - Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental

Rua Costa Pinto nº165 | 2770-047 Paço de Arcos - Portugal

Telefone: +351 213 004 165 | Fax: +351 213 905 225 | E-mail: info@emepc.mam.gov.pt

Intervenientes e parceiros

Introdução

O “GeoCatálogo de dados e metadados” é o “porting“ para a versão 18.04 do sistema operativo UBUNTU SERVER (https://ubuntu.com/) do “Catálogo Local SNIMar” desenvolvido no âmbito do Projecto SNIMar com o objectivo de ser a ferramenta destinada à criação de um catalogo de dados e metadados, este ultimos em conformidade com o Perfil de Metadados SNIMar. O trabalho de migração do código para Ubuntu Server 18.04 foi realizado no âmbito dos projectos MARSW e INFORBIOMARES.

O Catálogo SNIMar foi desenvolvido no âmbito do Projeto SNIMar com o objetivo de servir de plataforma de gestão de serviços de dados e metadados SNIMar das diferentes entidades parceiras do projeto. O catálogo consiste numa plataforma de internet que permite carregar dados e metadados no perfil SNIMar, permitindo também a criação e edição de metadados SNIMar e de serviços de mapas a partir de dados carregados na platafoma juntamente com os respetivos metadados.

O SNIMar é um projeto nacional, financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2009-2014 no âmbito dos European Economic Area Grants (EEA Grants), que tem por objetivo o desenvolvimento de uma infraestrutura de dados espaciais marinhos para o aumento da capacidade de avaliação e previsão do estado ambiental das águas marinhas. Esta infraestrutura traduz-se num Geoportal que irá potenciar a interação do público com a informação disponibilizada pelos parceiros e entidades participantes do projeto e constituirá um ponto central de agregação, pesquisa e distribuição de informação geográfica sobre o ambiente marinho em Portugal.

Os metadados de informação geográfica não são mais do que uma descrição textual, de forma normalizada, da informação geográfica. A sua documentação é indispensável para a identificação e avaliação técnica (escala, sistema de referência, qualidade, extensão geográfica e temporal, contactos dos responsáveis) dos CDG, assim como aspetos ligados ao acesso e utilização de serviços de informação geográfica. Pesquisas feitas em sistemas de informação, infraestruturas de dados espaciais (IDE) ou sistemas de comércio eletrónico, são suportadas pelos metadados, que funcionam como o “combustível” para encontrar os recursos desejados.

Objetivos

O catálogo segue as seguintes premissas:

  • desenvolvido em tecnologia baseada em soluções opensource e web-based;

  • ser colaborativo e modular, alinhado com uma estratégia relacional entre dados e utilizadores permitindo o acesso aos metadados no mesmo interface;

  • apresentar uma interface web ágil, simples e intuitiva, como forma de gestão/administração;

  • permitir o controlo de acesso à informação, recorrer a um sistema de autenticação e perfis de utilizadores gerido no mesmo ambiente aplicacional;

  • integrar pesquisa customizada nas palavras chave do Perfil de Metadados SNIMar;

  • partilhar dados espaciais, através de serviços de dados geográficos;

  • permitir acesso externo aos metadados através de um pedido via URL;

Conceitos

Perfil de utilizador

O catálogo está configurado para atribuir aos utilizadores credenciados perfis de acesso. Dois grupos de utilizadores foram considerados: anónimos e credenciados.

  • Anónimos serão todos os utilizadores que acedam ao endereço de internet do catálogo sem credenciais, podendo consultar as entradas que estão publicadas.

  • Credenciados serão todos os utilizadores que têm credenciais de acesso e consequentemente tenham perfil associado.

De acordo com o definido os utilizadores podem ter três perfis: perfil de Editor, Gestor e Administrador.

  • Editor. Perfil com permissões de adicionar novas entradas ao catálogo, editar os metadados das mesmas (por omissão) e apagar entradas mas apenas as criadas por si (por omissão).

  • Gestor. Perfil com permissões relacionadas com ação de publicar ou despublicar entradas inseridas no catálogo. Este perfil tem acesso também à plataforma do Servidor de Mapas utilizado pelo catálogo - Geoserver.

  • Administrador. Perfil com permissões de gestão de toda aplicação do catálogo, nomeadamente, gerir utilizadores e acesso à plataforma Geoserver. De realçar que este perfil herda todas as permissões dos outros perfis.

Estado da entrada

O catálogo contempla dois tipos de estado: não publicado e publicado.

  • “Não publicado”. As entradas adicionadas ao catálogo, em regra pelo perfil Editor, assumem por omissão o estado "não publicado". É apenas neste estado que é possível a edição das entradas inseridas no catálogo e apenas estará disponível para o utilizador que criou essa mesma entrada (dono) ou para utilizadores a quem este der permissões.

É também apenas neste estado que é possível apagar entradas, pelo dono ou por um utilizador com perfil de Administrador.

Entradas no estado “não publicado” não são pesquisáveis pelo motor de pesquisa e por conseguinte não aparecem na listagem do catálogo.

  • “Publicado”. O estado publicado de uma entrada implica que a mesma seja pesquisável pelo motor de pesquisa e visível na listagem do catálogo. A entrada que esteja no estado publicado não está disponível para edição. Para que a entrada publicada seja atualizada é necessário primeiro despublicá-la. Apenas o perfilGestor e Administrador tem permissões para efetuar a passagem entre os dois estados. De realçar que as entradas publicadas são vistas por todos os utilizadores incluindo o Anónimo.

Catálogo

O catálogo apresenta uma vista genérica dos metadados e compreende apenas as entradas que estão no estado publicado, isto é visíveis a todos os utilizadores (incluindo o Anónimo ). A lista de entradas publicadas no catálogo apresentam a seguinte informação: thumbnail, título, disciplinas SNIMar, resumo, data de revisão.

Na vista de catálogo encontra-se disponibilizado a todos os utilizadores (incluindo o Anónimo) as seguintes funcionalidades:

  • filtrar entradas por CDG / Serviços / Série;

  • executar pesquisas de texto livre;

  • ordenar a lista de entradas por:

    • data ascendente e descendente

    • relevância, de acordo com o número de referências, no metadados, à palavra pesquisada

  • aceder à vista detalhada da entrada;

  • aceder a vista completa do metadado em formato xml e/ou html;

  • descarregar o metadado em formato xml.

Utilizadores credenciados têm acesso a mais funcionalidades, dependendo do seu nível de permissões, como as que se seguem:

  • criar entradas (carregar metadados e dados);

  • editar metadados (utilizando o formulário de edição);

  • criar serviços de dados geográficos (WMS, WFS, WCS) ;

  • configurar entradas;

  • apagar entradas;

  • anexar documentos a entradas;

  • gerir metadados;

  • gerir utilizadores;

  • aceder à plataforma Geoserver.

Acesso à plataforma

Para aceder ao catálogo de cada projecto utilize o seu browser e navegue para a página https://marsw.ualg.pt/ ou https://inforbiomares.ualg.pt/

Entrar em sessão

Para entrar em sessão prima o botão “Entrar” localizado no canto superior direito, introduzindo as suas credenciais (Nome de Utilizador e Palavra-Passe).

Se ol**oginse efetuar com sucessoterá acesso a um menu mais alargado de funcionalidades (no canto superior direito). Caso não consiga entrar em sessão deverá contactar um administrador da plataforma.

Sair de sessão

Poderá sair de sessão a partir do icone localizado no menu no canto superior direito e prima o botão “Sair”.

Alterar password

Para alterar a sua password aceda às definições da sua conta, a partir do icone localizado no menu no canto superior direito.

Consultar o catálogo

Poderá aceder à vista de catálogo a partir da página inicial premindo o botão “Entrar no catálogo” ou a partir do botão “Catálogo” localizado no menu principal da plataforma no canto superior direito.

Ler F.A.Q's

Para além deste manual há uma página de F.A.Q's acessível a partir do botão “? Ajuda” localizado no menu principal da plataforma no canto superior direito.

Adicionar uma entrada

A funcionalidade de adicionar entradas ao catálogo est á acessível no botão "Criar Entrada" localizado no canto superior direito no menu de topo e dá acesso a um Assistente de Formulário composto por passos que se deve seguir de acordo com o tipo de entrada que se pretende adicionar ao catálogo.

Os passos compreendem, de forma geral:

  • Carregar ou criar ficheiro de metadado (CDG / Série / Serviço)

  • Carregar dados associados ao metadado do tipo CDG, se existirem

  • Definir parâmetros de configuração, se metadado for do tipo Serviço

  • Editar metadado de acordo com o perfil SNIMar, se não estiver válido

Figura 1: Vista inicial do Assistente de Formulário para adicionar entradas

Carregar ficheiro metadado ou criar novo metadado

O primeiro passo será carregar ou criar um ficheiro de metadado:

  • Carregar um ficheiro de metadado; este deverá:

    • ser um ficheiro no formato XML;

    • respeitar o esquema ISO19115;

    • conter o elemento “Tipo de Recurso“ (gmd:hierarchyLevel) definido;

    • ter um identificador de metadado único (gmd:fileIdentifier);

    • ter um elemento válido da “Extensão Geográfica / Retângulo Envolvente” (gmd:EX_GeographicBoundingBox) ; ou seja, coordenadas geográficas decimais válidas.

Nota: se o ficheiro de metadado não contiver um elemento válido de ''Retângulo Envolvente” referente à definição da Extensão Geográfica o Assistente de Formulário pedirá um elemento válido antes de continuar para o próximo passo (ver figura 2)

  • Criar um novo metadado; o utilizador terá de:

    • selecionar o “Tipo de Metadado” pretendido ;

    • definir um elemento válido da “Extensão Geográfica / Retângulo Envolvente” (gmd:EX_GeographicBoundingBox) referente à definição da Extensão Geográfica; devem ser inseridas coordenadas geográficas decimais válidas.

    • se se quiser criar um novo metadado do tipo Serviço ser-lhe-á ainda pedido um endereço URL válido para um serviço WMS externo. No caso de não existir, a entrada é criada na mesma e poderá completar o metadado em qualquer altura, no entanto, o serviço não é renderizado na plataforma.

Figura 2: Vista do Assistente de Formulário para definir “Retângulo Envolvente“

Carregar dados geográficos associados a entrada CDG

No caso de se estar a criar uma entrada do tipo CDG poderá ainda carregar dados geográficos, ficando estes associados à entrada em causa. Esta opção permite renderizar os dados geográficos a partir do catálogo-local e também, se houver esse interesse, partilhar os mesmos através de um serviço WMS (serviço de visualização) e/ou WFS/WCS (serviço de descarregamento).

Os dados geográficos a carregar poderão estar no formato vetorial: ESRI Shapefile ou no formato matricial: GeoTIFF.

Nota: exemplos de extensões válidas para o formato ESRI Shapefile: .shp; .shx; .dbf; .prj; .qpj; .cpg

Poderá ainda carregar um ficheiro SLD (Styled Layer Descriptor) que permite costumizar a renderização dos dados geográficos. Para garantir a aplicação desta renderização aos dados o ficheiro carregado deverá ser compatível com a versão instalada do GeoServer (servidor de mapas utilizado pelo catálogo).

Antes de ser criada a nova entrada terá ainda de indicar um texto identificativo para nomear o serviço interno a criar. Nota: não deverá conter espaços ou carateres acentuados.

Este serviço poderá ser partilhado externamente ao catálogo como um serviço WMS e/ou um serviço WFS (para dados vetoriais) e WCS (para dados matriciais), para tal terá apenas de os catalogar. Nota: este passo poderá ser realizado em qualquer altura a partir da vista detalhada de cada entrada deste tipo.

A catalogação de serviços no catálogo a partir de dados geográficos carregados é executada ao se premir o botão “Catalogar Serviço de ...”. Com esta ação é cria da automaticamente uma nova entrada do tipo Serviço com um metadado respetivo que deverá ser completado de forma a ficar válido. Pode aceder a esta entrada adicional a partir da página de gestão de entradas.

Figura 3: Vista do Assistente de Formulário para carregar dados geográficos

Definir parâmetros de configuração para serviços externos

Ao se carregar um metadado do tipo Serviço ou ao se criar um novo metadado do tipo Serviço o Assistente de Formulário pedirá um endereço URL válido para o serviço WMS externo. No caso de se carregar um metadado, por omissão, é utilizado o que estiver preenchido no elemento Distribuição / Localizador do Recurso (gmd:transferOptions) do metadado fornecido.

No passo final antes de criar a entrada o Assistente de Formulário apresenta as camadas de informação presentes no serviço (fornecido no passo anterior). O utilizador poderá selecionar/desselecionar as camadas que pretende que estejam visíveis a partir do catálogo.

Validar a conformidade do metadado

Após concluir os passos anteriores a entrada é criada no catálogo, faltando apenas a edição dos elementos obrigatórios do metadado para estar em conformidade com o perfil SNIMar abrindo o formulário de edição. Se o metadado carregado não estiver válido aparecerão advertências no ecrã.

Figura 4: Vista do Assistente de Formulário após ser criada uma nova entrada

Formulário de edição de metadados

Para aceder ao formulário de edição do metadado de uma entrada no catálogo o utilizador com permissões terá de entrar na vista detalhada da entrada em particular e premir o botão “Metadado” e selecionar de uma lista a opção “Editar Metadado”. Também é possível aceder ao formulário a partir da página de Gestão de Entradas.

O formulário de edição de metadados está dividido em secções, listadas na parte lateral esquerda, que agrupam de forma lógica os vários elementos que compõem um metadado no perfil SNIMar; na parte lateral direita é apresentado um painel com os campos que pertencem à secção selecionada no painel do lado esquerdo, este painel pode por vezes também estar subdividido em Separadores que se encontram na parte superior.

A lista de secções varia consoante o tipo de metadado pois a estrutura de um metadado do tipo CDG ou Série e um metadado do tipo Serviço é diferente. A lista de secções principais, no entanto, é a seguinte:

  • Metadado

  • Conjunto de Dados ou Serviço de Dados

  • Qualidade

  • Distribuição

Estas secções subdividem-se em categorias, como mostra a figura seguinte:

O formulário indica de forma automática as secções que não estão conformes, bem como os campos em questão, com advertências visuais () e com indicações de correção.

Se o metadado estiver conforme o perfil SNIMar não aparecem advertências e o metadado est ar á válido. Apenas entradas com metadado válido podem ser publicadas.

Alguns elementos do metadado permitem a introdução de múltiplas entradas; para as adicionar deverá premir o botão associado ao elemento em causa e preencher os campos associados. Cada entrada múltipla de um elemento adicionada aparece listada em forma de tabela. Para eliminar uma entrada prima o botão associado.

O utilizador pode guardar as alterações realizadas a um metadado, em qualquer momento da edição, para tal deve premir o botão “Guardar” no topo do lado esquerdo do formulário.

O utilizador pode abandonar o formulário, em qualquer momento, para tal o utilizador deve premir o botão “Sair” no topo do lado esquerdo do formulário. No entanto, esta ação implica a perda de quaisquer edições que se tenham realizado no formulário.

Figura 5: Vista do Formulário de Edição de um metadado do tipo CDG

Vista detalhada

A vista detalhada de uma entrada permite visualizar num mapa dinâmico a Extensão Geográfica / Retângulo Envolvente, os dados geográficos associados à entrada na altura da sua criação ou associados a um serviço WMS externo.

O mapa permite também mostrar ou esconder as camadas de informação associadas à entrada, a partir do icone no canto superior direito do mapa.

Nesta vista, para além de consultar informação geral presente no metadado da entrada em causa, o utilizador poderá:

  • a partir do botão “Metadado”:

    • abrir o metadado num separador à parte para impressão;

    • descarregar o ficheiro de metadado em formato XML;

    • editar o metadado (apenas com permissões);

  • configurar a entrada: botão “Configurações” (apenas com permissões);

  • apagar a entrada: botão “Remover Entrada” (apenas com permissões);

  • anexar documentos à entrada e, de forma automática, adicionar os URL's para estes documentos na parte da Distribuição do seu metadado.

Configurar uma entrada

Para aceder à página de configuração de cada entrada o utilizador (com permissões) terá de entrar na vista detalhada da mesma e premir o botão “Configurações”. Nesta página o utilizador poderá consultar detalhes sobre a entrada em causa, nomeadamente:

  • se o estado da entrada é “publicado” ou “não publicado”;

  • o utilizador que adicionou a entrada no catálogo;

  • os utilizadores que têm permissões de edição do metadado respetivo.

A página de configuração de cada entrada disponibiliza, a utilizadores com permissões, as seguintes funcionalidades:

  • editar o estado da entrada “publicado” ou “não publicado”;

  • mudar o dono da entrada para outro utilizador; esta ação implica a perda de permissões do dono atual, nomeadamente deixará de poder apagar a entrada, de edi tar o metadado e/ou de alterar o estado de publicação;

  • editar os utilizadores com permissões de edição do metadado;

  • atualizar a thumbnail da entrada; esta ação pode ser útil sempre que forem realizadas alterações na renderização do recurso associado à entrada, ou na sua Extensão Geográfica / Retângulo Envolvente.

Para aplicar as alterações à configuração o utilizador deve premir o botão “Submeter”, se não quiser aplicar alterações basta premir o botão “Voltar”.

Apagar uma entrada

Uma entrada no catálogo só pode ser apagada no estado 'não publicado'. Nesta situação o utilizador (dono ou Administrador) poderá entrar na vista detalhada da entrada, premir o botão “Apagar Entrada” e confirmar a ação.

Gerir entradas no catálogo

O catálogo disponibiliza uma página dedicada à gestão de entradas , acessível a partir do botão “**Gestão / ** Entradas” localizado no menu principal da plataforma no canto superior direito.

Esta página permite consultar detalhes de todas as entradas no catálogo, independentemente do seu estado ou do seu dono , nomeadamente:

  • tipo (CDG / Serviço / Série), título e identificador do metadado;

  • utilizador que adicionou a entrada no catálogo;

  • data da última revisão do metadado;

  • estado de validação do metadado (verdadeiro/falso);

  • estado de publicação (verdadeiro/falso).

A página de gestão de entradas disponibiliza ainda as seguintes funcionalidades, aplicáveis a cada entrada da lista:

  • aceder à vista detalhada da entrada;

  • aceder ao formulário de edição do metadado respetivo (perfil Editor);

  • alterar o estado de publicação da entrada (perfil Gestor).

Figura 6: Vista da página de gestão de entradas no catálogo

Gerir utilizadores no catálogo

O catálogo disponibiliza uma página dedicada à gestão de utilizadores, acessível a partir do botão “**Gestão / ** Utilizadores” localizado no menu principal da plataforma no canto superior direito.

Esta página apenas está acessível a utilizadores com o perfil Administrador e permite consultar detalhes de todos os utilizadores registados no catálogo, nomeadamente:

  • nome do utilizador;

  • perfil do utilizador – perfil Administrador e/ou perfil Gestor;

  • estado do utilizador (Ativo / não Ativo) – apenas utilizadores com o estado 'Ativo' podem entrar em sessão na plataforma .

A página de gestão de utilizadores disponibiliza ainda as seguintes funcionalidades:

  • editar um utilizador, nomeadamente:

    • atribuir nova password ;

    • ativar/desativar perfil Administrador e/ ou Gestor;

    • ativar/desativar o estado Ativo

Figura 7: Vista de edição de um utilizador
  • criar um novo utilizador, para tal terá de se definir:

    • nome do utilizador;

    • perfil do utilizador – perfil Administrador e/ou perfil Gestor;

    • atribuição de password;

Figura 8: Vista de criação de um novo utilizador

Geoserver

O utilizador com permissões perfil Gestor e/ou Administrador pode aceder à plataforma do Servidor de Mapas utilizado pelo catálogo – Geoserver; poderá fazê-lo a partir do icone localizado no menu no canto superior direito.

A partir desta plataforma o utilizador terá acesso às configurações dos serviços WMS criados pelo catálogo, sendo que é importante referir que alterações aos mesmos devem ser realizadas com precaução de forma a não corromper entradas do catálogo.

snimar_pycsw README

snimar_pycsw is a fork of the original pycsw application. This piece of software was developed with the requirements of the Catalogue developed for the SNIMar project (and its subsequent update/upgrade for a more recent version of the Ubuntu Server operating system) in mind and, as such, shall not be used outside this specific environment.

Below is a copy of the original pycsw README

pycsw is an OGC CSW server implementation written in Python.

pycsw fully implements the OpenGIS Catalogue Service Implementation Specification (Catalogue Service for the Web). Initial development started in 2010 (more formally announced in 2011). The project is certified OGC Compliant, and is an OGC Reference Implementation. Since 2015, pycsw is an official OSGeo Project.

pycsw allows for the publishing and discovery of geospatial metadata via numerous APIs (CSW 2/CSW 3, OpenSearch, OAI-PMH, SRU). Existing repositories of geospatial metadata can also be exposed, providing a standards-based metadata and catalogue component of spatial data infrastructures.

pycsw is Open Source, released under an MIT license, and runs on all major platforms (Windows, Linux, Mac OS X).

Please read the docs at http://pycsw.org/docs for more information.

About

MARSW - INFORBIOMARES projects QGIS plugin for metadata creation

Resources

Stars

Watchers

Forks

Releases

No releases published

Packages

No packages published

Languages